Vocês sabiam que os cães se comunicam através de linguagem corporal? Que toda postura do cão quer comunicar algo a outro cão?
Cada parte do corpo dos cães pode comunicar uma coisa diferente. As orelhas, o dorso, a calda, o olhar, a respiração e a boca. Tudo pode indicar uma intenção a outros cães.
Quem nunca ouviu falar que se o cachorro está abanando o rabo é porque ele está tranquilo ou feliz? Mas será que sabemos realmente o que os cães querem dizer quando apresentam alguns comportamentos?
A seguir vamos mostrar algumas maneiras dos cães comunicarem o que estão sentindo a partir de algumas partes do seu corpo.
1 – Orelhas – Os cães podem estar com as orelhas levantadas ou caídas (murchas). Cada uma dessas coisas pode indicar um sinal diferente. A primeira pode indicar alerta, tensão. Já a segunda, submissão e medo.
2 – O dorso (costas) – A partir do dorso percebemos se o cão está confortável ou não com uma situação. Geralmente eles ficam com os pelos para cima, levantados, ouriçados, todo arrepiado ou quando estão diante de uma situação nova ou que requer mais atenção. Esse fenômeno é chamado de piloereção.
3 – Cauda – Essa parte do corpo do cão gera muitas dúvidas. O senso comum diz que se a cauda do cão estiver balançando ou abanando, ele está feliz ou aceitando bem a situação. Porém, isso nem sempre é verdade, já presenciamos vários cães fazendo treinamento de guarda e abanando o rabo antes e durante o ataque. O cão pode estar em estado de excitação grande ou até alerta.
Quando o rabo está abaixado, entre as pernas, é um sinal de que está com medo.
4 – Boca – Todos conhecem os famosos rosnados e latidos. Todos os cães emitem sons com a boca para avisar aos outros de suas intenções. Mas cada um desses sons devem ser analisados com cautela para não serem confundidos com agressões. Vale lembrar que esses sinais corporais devem ser analisados diante de um contexto, nunca isoladamente.
Mesmo rosnados devem ser bem avaliados para não serem confundidos com tentativas de agressão. Eles podem ocorrer durante bricandeiras, mas também podem indicar um alerta antes de um ataque.
5 – Olhos – Os cães comunicam muitas coisas com os olhos. Muitas vezes essa informação é confusa. Um olhar direto pode ser entendido como um convite para um confronto. Um olhar de lado pode significar insegurança, um desvio de olhar no sentido de fuga. Um olhar com cabeça baixa pode ser submissão e medo.
Para que os donos saibam com mais precisão o que cada um desses sinais significam é preciso chamar um profissional qualificado para auxiliar na avaliação. Sempre levando em consideração o contexto.
E você, sabia dessas linguagens corporais caninas? Compartilhe nos comentários outros sinais corporais que você conhece.
Comentários